FedEx Newsroom

FedEx Newsroom

Criança Segura lança Guia de Boas Práticas no Trânsito

February 20, 2018

A Criança Segura lançou seu Guia de Boas Práticas no Trânsito, a publicação que apresenta diversas iniciativas de sucesso realizadas por gestores públicos e organizações da sociedade civil no Brasil e no mundo com o objetivo de diminuir as mortes de crianças e adolescentes em acidentes de trânsito. A publicação faz parte das ações desenvolvidas pela Criança Segura para o projeto Walk this Way, patrocinado pela FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo.

Para ler o material na íntegra, clique aqui.

“Com esse material esperamos contribuir para a solução desse grave problema, apresentando ideias e ferramentas para que governos ou outras organizações interessadas na causa possam replicar ações que já acontecem em outras localidades e apresentam resultados positivos na redução de morte e lesões de crianças em acidentes de trânsito”, explica Mariana Lorencinho, gestora de projetos da Criança Segura.

O trânsito é a principal causa de morte acidental de meninos e meninas de cinco a 14 anos no Brasil. Em 2015, segundo dados do Ministério da Saúde, 3.886 crianças de zero a 14 anos morreram por algum tipo de acidente no país. Desse total, 1.389 óbitos foram devido a acidentes de trânsito, o que representa 36% do total de mortes por acidentes registrados no país naquele ano. Além disso, ainda em 2015, 12.979 meninos e meninas brasileiros de zero a 14 anos foram internados em decorrência de algum tipo de acidente de trânsito.

Porém, estudos mostram que 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, por meio da adoção de comportamentos seguros, mudanças no ambiente e uso de equipamentos de proteção.

“A FedEx desenvolve com a Criança Segura um projeto que nos permite ajudar na conscientização do público infantil sobre a importância da educação e da segurança no trânsito, além de nos oferecer oportunidades únicas de envolver nossos funcionários em ações de voluntariado que geram impactos positivos nas comunidades”, diz Mike Murkowski, vice-presidente sênior de Operações para a América do Sul da FedEx Express. Essas iniciativas fazem parte do programa FedEx Cares, por meio do qual a FedEx investirá US$ 200 milhões, em mais de 200 comunidades ao redor do mundo até 2020.

A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos à distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros.

www.criancasegura.org.br

 

You may also like: