FedEx Newsroom

FedEx Newsroom

FedEx Divulga Relatório de Cidadania Global de 2014

Cerca de 380 milhões de litros de combustível para aeronaves foram poupados em 2014

April 13, 2015

Picture of FedEx in action in four different areas: at the store, in the neighborhood, through freight, and in the air.

SÃO PAULO, 13 de abril de 2015 — A FedEx Corp. (NYSE: FDX) anuncia a publicação on-line de seu Relatório de Cidadania Global (RCG) de 2014. Em sua sétima edição anual, o RCG reporta os esforços empreendidos pela empresa para conectar o mundo de maneira responsável e criativa.

Entre as realizações mais notáveis detalhadas no RCG deste ano está o expressivo avanço da FedEx em seu compromisso de reduzir seu impacto ambiental. A empresa economizou quase 380 milhões de litros de combustível para aeronaves, evitando a emissão de mais de 976.000 toneladas de carbono. Essa conquista foi fruto do programa FedEx® Fuel Sense e do programa de modernização de aeronaves da empresa. Desde 2007, as iniciativas Fuel Sense já pouparam quase 1,25 bilhão de litros de combustível para aeronaves, o equivalente a 500 piscinas olímpicas cheias.

“O que se vê neste relatório é uma prova do extenso trabalho de mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo”, disse o vice-presidente de Assuntos Ambientais e Sustentabilidade da FedEx Corp., Mitch Jackson. “Conectamos pessoas e possibilidades em seis continentes e trabalhamos para que isso seja feito de forma responsável e criativa. Seja reduzindo as emissões, melhorando a segurança de pedestres e estradas, ou usando nossa expertise logística para ajudar outras pessoas em situações de desastre, nossa meta é entregar um futuro mais promissor e conectar pessoas a mercados e economias florescentes.”

A FedEx conecta mais de 90% do PIB mundial e está presente em 220 países e territórios. Conforme representado em seu logo, a empresa move possibilidades e aplica esse conceito aos seus esforços em prol do desenvolvimento econômico, o meio ambiente, as comunidades e as pessoas.

Brasil:

No Brasil, a FedEx substituiu mais de 450 veículos por modelos mais eficientes, contribuindo de forma significativa e relevante para reduzir o impacto ambiental do setor de transportes. As rotas de entrega foram cuidadosamente calculadas para otimizar o uso dos veículos e reduzir o consumo de combustível.

Além disso, a FedEx trouxe seis veículos elétricos para o Brasil, incorporando-os à frota local. A importação de veículos elétricos para a operação brasileira é parte da plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx, criada para nortear o compromisso da empresa com o meio ambiente nas comunidades em que atua. Por anos, a empresa tem liderado o desenvolvimento e o teste de tecnologias para combustíveis e energia alternativos. Por exemplo, a FedEx Express vem testando o protótipo do veículo Nissan e-NV200 na Europa, Japão, Singapura e Brasil.

O Brasil participa também de outros projetos globais, como o desenvolvimento de um manual de segurança para motoristas, em formato de bolso, que será baseado no programa Safety First (Segurança em Primeiro Lugar), desenvolvido em parceria com a Embarq, e no programa de reuso e reciclagem de materiais da Fedex. Segundo os dados coletados na América do Norte, Colômbia e Brasil, a FedEx enviou para reciclagem 69% de 213.886 toneladas de resíduos sólidos. Os resíduos mais representativos em termos de volume são restos de metal, paletes de madeira, plástico, papelão e papel, bem como latas de alumínio e garrafas de plástico e vidro consumidos por nossos colaboradores.

No ano passado, a FedEx firmou uma parceira com a Central Única das Favelas (CUFA) para inaugurar um centro esportivo e cultural no Rio de Janeiro. O centro é um ponto de encontro e um recurso para os moradores das mais de 280 favelas da cidade, onde eles podem se reunir e participar de uma série de atividades educacionais e recreativas. Além dessa iniciativa, a FedEx e o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, estão oferecendo cursos de inglês para estudantes de 14 a 18 anos.

Segundo Guilherme Gatti, diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da FedEx Express para a divisão América Latina e Caribe, ações como a substituição de veículos, a incorporação de carros elétricos à frota local e a parceria com a CUFA e as comunidades locais mostram o comprometimento da empresa com o Brasil.

“Estamos muito preocupados com como a FedEx pode ajudar a promover o progresso social e ambiental do país, testando novas tecnologias, reduzindo nossa emissão de carbono e oferecendo uma formação adequada por meio da educação e do esporte”, disse Gatti.

Destaques do Relatório de RCG deste ano:

Desenvolvimento Econômico

No ano fiscal de 2014, a receita da FedEx cresceu 3% e sua margem operacional subiu para 7,6%. Essa atividade econômica cria riqueza e oportunidade para uma ampla gama de stakeholders. Em 10 anos de parceria, a FedEx e o Serviço Comercial dos Estados Unidos ajudaram a levar treinamento comercial a mais de 72.000 empresas. A FedEx também despendeu US$ 6,5 bilhões com fornecedores que trazem diversidade à sua cadeia de suprimentos, como micro e pequenas empresas, e empresas pertencentes a minorias e mulheres.

Meio Ambiente

A FedEx Express aumentou a eficiência energética de seus veículos em 2,5%, totalizando uma melhora acumulada de 29,5% desde 2005. Visto que a meta de melhoria de 30% até 2020 já foi quase alcançada, a empresa espera superá-la e revê-la em 2015. A FedEx também inaugurou duas novas unidades com geração local de energia solar; com isso, o número total de instalações do gênero já chega a onze. Juntas, as unidades que produzem energia solar já geraram mais de 8 milhões de kWh de eletricidade, evitando a emissão de 3.145 toneladas de carbono. Em 2014, a FedEx foi reconhecida novamente como uma das 25 empresas que mais geram energia solar nos Estados Unidos.

Comunidade
           A FedEx doou sua malha e expertise logística para ajudar a levar mais de 140 paletes de suprimentos médicos vitais até a África Ocidental, usados no combate ao recente surto de ebola. No total, a FedEx doou a remessa mais de 3 milhões de quilos (6,7 milhões de libras) de suprimentos e mais de US$ 45 milhões para fins filantrópicos.

Pessoas

A FedEx esteve novamente na lista das “Empresas Mais Admiradas do Mundo” da FORTUNE em 2014. A FedEx tem ficado entre as 20 primeiras da lista – que avalia o desempenho financeiro e a reputação corporativa das empresas – desde 2001. Em 2014, a FedEx esteve também na lista das “40 Melhores Empresas para a Diversidade” da Revista Black Enterprise.

 

Este ano, a FedEx realizou uma robusta análise de materialidade com stakeholders internos e externos para ajudar a refinar sua estratégia de cidadania global e garantir que ela continue abordando áreas de máximo impacto. Os resultados da avaliação reconfirmaram a estratégia atual; entretanto, a FedEx planeja rever novamente as questões no ano que vem para ter certeza de que a empresa está mensurando e gerenciando o que mais importa e o que move as possibilidades.

You may also like:

January 10, 2017

New Fuel Option Means Cleaner Truck Routes

More like this in blog

More
August 8, 2016

Mystic River: How to Heal a Waterway

More like this in blog

More